PETRÓPOLIS/RJ – Programa de Ajuda Humanitária entrega 44 cadeiras de rodas na cidade de São José do Vale do Rio Preto

 

No sábado, 11 de abril de 2015, o Programa de Ajuda Humanitária de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, em parceria com a Secretaria Municipal de Ação Social e a Associação Pro-Deficiente, doou 44 cadeiras de rodas aos moradores, previamente cadastrados e avaliados por fisioterapeutas locais, da cidade de São José do Vale do Rio Preto.

A cidade de São José do Vale do Rio Preto possui aproximadamente 22 mil habitantes e ficou muito conhecida em 2011, após divulgação pela mídia, de um resgate extraordinário realizado por moradores de uma dona de casa durante a pior tragédia natural ocorrida na região serrana do Rio de Janeiro. A cidade sempre pertenceu à área da Estaca Petrópolis, porém, por dificuldades geográficas, nunca ocorrera qualquer tipo de contato da Igreja com o governo local e/ou trabalho missionário na região.

Esta realidade mudou após o Pres. Mendonça (pres. Estaca Petrópolis / líder do Sacerdócio no Cons. Assuntos Públicos da Estaca), por inspiração, definir a necessidade de se realizar um projeto de doações de cadeiras de rodas na cidade de Petrópolis. Entretanto, durante a elaboração do projeto, o Conselho de Assuntos Públicos recebeu sua autorização para estender os trabalhos à cidade de São José do Vale do Rio Preto. Após obtenção da autorização, na semana seguinte, já estava acontecendo uma reunião com o Prefeito José Augusto Gonçalves, onde os líderes da Igreja foram recebidos com muita cordialidade.

Durante o evento de entrega das cadeiras de rodas, todos os presentes ficaram maravilhados com a organização da Igreja, a importância dada à família e ao servir o próximo.  Ao iniciar a cerimônia, o Pres. Mendonça foi convidado a fazer uma oração e, após alguns breves discursos, ele teve a oportunidade de falar, dando ênfase à 1ª e 13ª regras de fé, momento este que emocionou a muitos! Em seguida, o prefeito falou, ressaltando sobre o comprometimento e a demonstração de caráter dos membros da Igreja, além da ajuda fornecida. Ao término do evento, o Presidente e a Sister Cascardi (Missão Juiz de Fora) e voluntários distribuíram Livros de Mórmons e outros materiais da Igreja.

O Presidente da APAE da cidade, Larry Souza de Araújo, ao ver o Livro de Mórmon, o reconheceu e disse sobre seu enorme respeito pela Igreja. Ele confessou que anos atrás, trabalhava pra Justiça e durante algum tempo, teve como colega de trabalho um membro da Igreja, cujo objetivo era o de microfilmar todos os registros do cartório local para os trabalhos de História da Família. Ele disse sobre a grandeza das atitudes deste colega (nome desconhecido), o que fez com que todos tivessem total confiança nele. Inclusive, em caráter excepcional, foi dado a este membro da Igreja, autorização para efetuar seus trabalhos, mesmo fora do expediente dos servidores públicos, disse Larry.

O evento contou com a presença do Pres. Antônio José Mendonça (presidente Estaca Petrópolis) e seu 2º conselheiro, Marco Antônio Recordon, Presidente e Sister Cascardi (Missão Juiz de Fora), Alex Sander E. da Silveira (diretor de Assuntos Públicos – Estaca Petrópolis), outros líderes da Estaca e voluntários, além do Prefeito José Augusto Gonçalves (prefeito de S.J.V.R.P.), Dr. Mauro Cunha (chefe de gabinete), Jaqueline Hiat (Secretária de Ação Social), Sidnéa Machado (Diretora da Secretaria de Ação Social), Camila Isidoro (Coord. CRAS), Marco Corabe (Secretário da Fazenda), Cátia Isidoro (Secretária da Educação), Larry S. Araújo (Pres. APAE – S.J.V.R.P.), além de outros secretários, vereadores, diretores de secretarias, beneficiários da cadeiras, familiares e amigos.

Fotos: Deméria Silveira / Sister Cascardi / Prefeitura S.J.V.R.P.

Texto: Alex Sander E. Silveira (Diretor Assuntos Públicos – Estaca Petrópolis)

Leave a Comment